domingo, 26 de fevereiro de 2012

Desabafo do ego



 Ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade.". Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito analítico do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes - o que faz criar tumulto.


Sentindo-me só. Insegura, pela primeira vez em um ano. Acabei de ter uma crise de possessão. O principal pensamento é que não posso obrigar ninguém a estar comigo, fazer o que eu quero, conversar com quem aprovo. Sei que devo me sentir livre para que eu deixe os outros desimpedidos também, mas dói tanto dar-lhe asas. Uma questão de sobrevivência se inicia nestes tempos, fiquei de repente cegada por esta sensação nova, chamada ciúme. Antes de retirá-lo de mim, devo acentuar o ponto que devo dar aos outros bons motivos para estarem comigo... se eles não reagem bem a isso, a culpa não é minha.

Vamos tentar salvar a situação...


Gostaria de banir o ciúmes de minha mente. É possível?

É possível controlar o ciúmes e só senti-lo em situações contextualizadas. Banir o ciúmes de vez, ou qualquer outra emoção (como ansiedade, tristeza, etc) não é possível em pessoas com o sistema nervoso íntegro e também não seria producente, já que existe um motivo para termos as emoções, são termômetros que ajudam na nossa sobrevivência e não senti-las seria tão ruim quanto sofrer com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário